PROINICIAR

Um programa criado para apoiar o estudante de modo a garantir-lhe a permanência na UERJ, com aproveitamento até a conclusão do curso, viabilizando o cumprimento da Lei nº 5346/08,que regulamenta o sistema de cotas.como efetivo mecanismo da redução das desigualdades sociais.

ATIVIDADES OFERECIDAS:
São atividades que contribuem para o desenvolvimento acadêmico e a integração de nossos estudantes.

1. INSTRUMENTAIS,
Objetivam o desenvolvimento de conceitos e conteúdos necessários ao bom aproveitamento acadêmico. As de maiores demandas são: língua portuguesa, língua estrangeira instrumental, informática instrumental.

2. OFICINAS
Oferecem ao aluno uma formação mais abrangente, ampliando sua vivência acadêmica e sua visão de mundo.

3. CULTURAIS
Visam complementar a formação do aluno ampliando o conhecimento da diversidade cultural, apresentando atividades, inovadoras e criativas, democratizando os espaços e os saberes.

4. INSERÇÃO EM PRÁTICAS ACADÊMICAS
0portuniza a todos os estudantes desde o 1º período sua inclusão em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Proporcionando desta forma convívio acadêmico com colegas de períodos mais avançados, bolsistas e professores, gerando possibilidades de desenvolvimento de novas habilidades e competências em diferentes áreas de conhecimento.

PROINICIAR VIRTUAL
O programa conta, ainda, com um importante instrumento: o Proiniciar Virtual, projeto que surgiu para atender á necessidade de aperfeiçoamento no atendimento aos alunos. Ambiente virtual de aprendizagem que utiliza um software livre, de apoio, denominado moodle (modular object-oriented dynamic learning environment). Acesse o PROINICIAR VIRTUAL aqui.